Do The Thom!

Ano novo, vida nova, álbuns novos.

2011 não vai ser brincadeira não galera, tem lançamento pra todos os gostos: Queens of the Stone Age, Lady GaGa, Coldplay, Gang of Four, Strokes, Ting Tings, Beck, Mars Volta… e a lista segue.

E é claro que com sua legião de fanáticos, o recém-lançado The King of Limbs, do Radiohead não podia, como já foi provado em seu cd anterior In Rainbows (2007) deixar de causar furor, histeria coletiva, ira, amor, versões duvidosas e trending topics mundiais.

Afinal, Thom Yorke deu o ar da graça em peso nesse lançamento.

The King of Limbs

Mas antes de entregar o ouro, vamos aos fatos que tornam esse álbum algo peculiar.

Até quem odeia Radiohead tem que assumir que eles aprenderam a causar quase tão bem quanto Lady GaGa usa roupas malucas em suas aparições.

Para os que não se lembram, no lançamento de In Rainbows, a banda ofereceu seu cd PELO PREÇO QUE O FREGUÊS quisesse. Isso mesmo, de zero a milhares de dólares, Radiohead levou o mote “Quer pagar quanto?” à outro nível, causando furor entre artistas e gravadoras, afinal o inovador método fez com que esse fosse o cd mais RENTÁVEL que a banda já lançou. (lembrando que eles criaram obras como Kid A e OK Computer, de altíssima vendagem, mas cujo lucro não ia diretamente para a banda)

Mas o lançamento adiantado de TKoL (a data oficial é em maio), com apenas 8 faixas, deu origem aos rumores de continuações do álbum, graças às teorias conspiratórias que começaram a surgir na rede:

– Radiohead lançaria o volume 2 e 3 do álbum já que o arquivo bruto para download estava entitulado kingoflambs1.

Lero leroo só conto os fatos em maiooo

– A última faixa do disco, Separator, já tem um nome suficiente para gerar mais boatos quanto a divisão, se ainda não tivesse a seguinte frase “If you think this is over… Then you’re wrong”

– O perfil decath10n, seguido po Thom Yorke, publicou no twitter algo que implicava que a música inédita, já apresentada em shows, The Present Tense, estaria no álbum. Depois da repercussão do post ele voltou atrás e disse que nada que ele disse deveria ser levado muito literalmente… Mas já foi o suficiente para criar discussões no mundo todo.

A verdade é que The King of Limbs é um álbum denso. Difícil, por ser realmente uma evolução de sonoridade mais lenta, que se perpetua em todas as faixas, como em Little by Little e Feral. A falta de peso da guitarra de Jonny Greenwood, que já tinha ficado mais leve no último álbum, mas que ainda ganhava mais peso em faixas como Jigsaw Falling Into Place (e talvez todos os barulhinhos bizarros que ele sempre faz, e que acabam fazendo falta para dar aquele gostinho a mais), cria um efeito bem mais introspectivo (para não dizer música para chapar deitado num pufe haha).

Então é aquele negocio, fãs amaram, idolotraram, choraram, esperaram chegar em casa acender uma vela e ouvir etc etc MAS sempre tem os que odeiam. E eu sinceramente entendo que se você não acompanhou a evolução para o In Rainbows, e realmente não curtiu esse trabalho anterior, TKoL não é para você. Fique com suas boas lembranças dos álbuns anteriores, e não invista suas fichinhas no lançamento não.

Mas para os que curtiram músicas como 15 Step, Nude e House of Cards, a progressão mais suave vai bem e desce redondinho pela garganta (digo por opinião própria, achei um ótimo álbum de chill out).

AGORA A CEREJA DO BOLO.

Com vocês, estrelando o clipe do primeiro single “Lotus Flower“, Mr. THOM YORKE. (fazendo o que ele sabe fazer melhor: ser esquisito).

Mas é claro que vivendo no Brasil negada não ia se aguentar e tirar sua casquinha do clipe webhit do ano até agora. Então…

CONFIRA O TOP 5 MELHORES VERSÕES DE LOTUS FLOWER:

(Por que você nunca mais verá esse clipe com os mesmos olhos depois dessa)

5 – THOM AVASSALADOR YORKE

4 – THOM YORKE FAZ ALOCA

3 – VENGATHOM

2 – THOM QUE THOM LEGAL

E para fechar com CHAVE DE OURO:

1 – É O THOM NO HAVAÍ

E um bônus estrela dourada pq isso aqui não dá. É gênio DEMÁS.

You know you love me

xoxo

Chloe

Um comentário sobre “Do The Thom!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s