I don’t give a damn about my bad reputation.

Ela amou o Rock’n’roll antes de muito marmanjo dar seus primeiros beijos e nunca esteve nem aí para sua má reputação. Aos 13 anos começou a tocar guitarra e aos 17, com sua banda formada somente por garotas, virou fenômeno de vendas nos 5 continentes. Ladies and Gent’s, com vocês Joan Jett and The Black Hearts

Nascida em 58 no Estado de Pennsylvania, a srta. Joan Marie Larkin se mudou logo na adolescência para Maryland, onde ia escondida com seus amigos ver shows de rock e acabou formando em 1975 a banda The Runaways, com a baterista Sandy West (a banda também foi tema de um filme biográfico com as vampiras-crepúsculo Dakota Fanning e Kirsten Stewart, interpretando [BEM] Cherie Currie e Joan Jett).

As Cocotinhas do Rock

A fórmula da band girl nasceu para dar certo: reunir gatas menores de idade tocando rock em roupas que deixavam pouco para a imaginação, foi uma novidade para a época, que já lidava com as esquisitices do glam rock de David Bowie, Queen e Iggy Pop. Logo não foi surpresa o sucesso meteórico das garotas, que em menos de um ano, já se apresentavam abrindo para bandas como Van Halen e Tom Petty and the Heartbreakers.

Se aproximando da sonoridade punk rock com seu segundo álbum, Queens of Noise, elas também se catapultaram no cena e fizeram amizade com bandas como Ramones, Blondie, Dead Boys e até os Sex Pistols no famoso clube CGBG em Nova York. Quando partiram para sua mega turnê mundial, eram a banda número 4 no Japão, atrás apenas de Led Zeppelin, ABBA e Kiss, causando histeria digna de Beatles nas terras nipônicas.

Mas sucesso, histeria, dinheiro e drogas à parte não fizeram com que a banda segurasse o tranco por muito tempo, e a vocalista Cherie Currie (a loirinha no centro da foto) acabou abandonando a vida de rockstar aos 17, graças ao seu problema com drogas.

Com a saída de Cherie, Joan assumiu os vocais da banda até 1977, quando as garotas e seu empresário, Kim Fowley se separaram por brigas financeiras. A guitarrista partiu para Londres, onde se juntaria com os ex-membros do Sex Pistols, Paul Cook e Steve Jones, para escrever suas primeiras canções solo, sendo uma delas a versão de seu hit mais famoso (com cover até de BRITNEY SPEARS), a música da banda britânica Arrows, I Love Rock’n’Roll

Seu primeiro cd, Bad Reputation [1980] (faixa que curiosamente também está na trilha do Shrek 1), recebeu boas críticas e contou com participações estreladas que iam de Ramones a Sex Pistols, passando por faixas compostas por Pete Townshend (The Who) e mostrou que a ousadia que havia feito a fama das Runaways se manteria não só na sonoridade mas na imagem selvagem roqueira de Jett.

No ano seguinte, os Blackhearts de Joan lançariam seu cd de maior sucesso, com a cover de I Love Rock ‘N’ Roll no álbum de mesmo título, que vendeu mais de 10 milhões de cópias no mundo todo. O álbum conta com mais seis covers, como Crimson & Clover, que a cantora ainda mantém em seu setlist atual, e que fizeram com que a banda fechasse turnês com bandas como Police, Queen e Aerosmith.

Jett também produziu bandas como Bikini Kill e foi uma das musas inspiradoras do movimento punk feminista Riot Grrrl, que defendia o poder das garotas no mundo do rock, cansado da dominação masculina no meio musical. Joan Jett, com sua atitude punk juvenil, serviu de inspiração para garotas que resolveram se arriscar no rock e ainda conseguiu ser eleita uma das duas únicas guitarristas mulheres na lista dos 100 melhores do rock da Rolling Stone.

I Love Rock'n'Roll, bitches.

O que esperar de seu show? Couro, e o bom rock sujo com cheiro de cerveja e suor.

Quando? Dia 7 – Palco Butantã – 19h15

xoxo

Chloe

Um comentário sobre “I don’t give a damn about my bad reputation.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s