PT#2 Go Baby, Go Go!

Prepare-se para o show que vai incendiar o coração de marmanjos nesse Planeta Terra 2012! Conheça agora a ruivíssima de voz irresistível, Shirley Manson, e sua trupe do Garbage!

O mundo não é o bastante para tanta ruivice popular! James Bond que o diga, já que o grupo americano caiu em suas graças e chegou até a fazer a trilha do filme que leva o título desse infame trocadilho que tentamos aí. (hoho)

Do desastre inicial que foi a entrada da completamente inexperiente Shirley no Garbage em 1993 (palavras dela!) – após ela conhecer Duke Erikson e Butch Vig em Londres – até a explosão de vendas com 4 milhões de cópias de seu debut Garbage (1995) e o prêmio de melhor banda nova no MTV Europe Music Awards de 1996, pode-se dizer que a banda começou muito bem para quem escreveu seu primeiro single, Vow, no próprio estúdio, logo antes da canção ser gravada.

A verdade é que segurar o Garbage não era uma tarefa fácil: Duke Erikson (guitarrista) e Butch Vig (batera), já tinham participado de bandas de sucesso como o Spoon e Vig foi o responsável de dois álbuns pouco modestos “Gish” do Smashing Pumpkins e o clássico absoluto “Nevermind” do Nirvana. 

Mas o fator estrelado da banda não parou por aí não! Erikson, junto com o baixista Steve Marker, já fazia remixes para bandas como U2, Depeche Mode e Nine Inch Nails, mostrando até que a sonoridade que eles almejam era algo mais obscuro, porém com uma sensualidade irresístivel promovida por sua cantora.

Quando músicos e produtores fodas encontram uma bela ruiva para seus vocais, o resultado só poderia ser incendiário!

A banda conseguiu assinar seu primeiro contrato em Londres, em 1995, e não demorou para lançar o maravilhoso Garbage, que graças ao sucesso de canções como “I’m Only Happy When It Rains” (quem nunca ouviu, que jogue a primeira pedra!) e “Queer”. Baladas quentes, daquelas pra usar de trilha sonora pra levar seu flirt para a cama mesmo. Agora ao vivo o fogo queima bem mais forte!😉

Com o sucesso explosivo de seu primeiro álbum, o quarteto já estava sob pressão para seu próximo som, e eles preferiram manter a mesma sonoridade, porém levando seus instrumentos ao máximo para mostrar seu progresso musical.

E não é que em time que está ganhando não se mexe mesmo? As baladinhas sexys com o vocal de veludo de mrs. Manson levaram os singles do álbum Version 2.0 (1998) ao topo das paradas na Inglaterra e da Europa. Como se não bastasse, o single “I Think I’m Paranoid” ganhou versões para o Rockband e para a trilha do jogo Gran Turismo 2, além de duas indicações para o Grammy, e 3 indicações para o EMA, por “Push It”. Um bom ano não?

Após iniciar sua turnê na Austrália com Allanis Morissete, a banda conseguiu destaque em duas trilhas de filme: “When I Grow Up” do filme O Paizão, com Adam Sandler, e a classuda “The World Is Not Enough” do James Bond, o que ajudou muito com a popularidade ao redor do globo, onde atingiram o Top 10 na Itália, Lituânia, Noruega e Finlândia; e o Top 40 na Alemanha, Reino Unido, Áustria e Suiça. Nada mal para uma banda com apenas 5 anos de existência!

Se passaram três semanas da queda das Torres Gêmeas em 2001, quando o grupo lançou seu terceiro álbum, “Beautiful Garbage”. Apesar do aparente baixa procura pelo público, o cd que continha hits como “Cherry Lips”, “Androgyny” e “Shut Your Mouth” recebeu o aval da Rolling Stone como um dos 10 melhores discos de 2001.

As vendas do álbum aumentaram com a participação do grupo em turnês do U2 No Doubt, além de terem como companhia o White Stripes, entre outras bandas menos conhecidas para abrir seus shows. O single Cherry Lips (que abre esse post) também fez milagres pela divulgação do álbum, e mesmo com a saída temporária de seu baterista por conta de uma hepatite, e problemas de garganta de sua vocal, o grupo concluiu sua maior turnê mundial até a data.

(ps: você sabia que essa música foi feita por Shirley Manson para Christina Aguilera? Pois é, ela odiava a garota na época… e considerando que eles tocam a música até hoje, as coisas não devem ter mudado muito!)

Porém nem tudo são flores. Apesar das gravações de Bleed Like Me (2005) terem começado na velocidade da luz em 2003 (a primeira música, “Right Between The Eyes” foi composta em impressionantes 30 minutos!), o restante do processo foi bastante complicado. Shirley operou suas cordas vocais e teve que passar meses em repouso, e a crescente tensão e falta de comunicação fez com que a cantora retornasse para sua Escócia natal, e seu baterista retornasse para Los Angeles.

Porém, com a insistência constante de fãs perguntando sobre o novo álbum, os integrantes perceberam que ainda havia algo ali, e retornaram as gravações com a classuda participação de Dave Grohl na bateria. Esse foi também o período de letras mais políticas do grupo, graças aos eventos recentes dos EUA e a invasão no Iraque, que acabaram resultando em composições mais poderosas como “Metal Heart” e “Boys Wanna Fight”

O single de maior sucesso do cd, “Why Do You Love Me” levou a banda de volta às paradas mundiais, e graças a exaustão de promover suas novas músicas mundialmente, o Garbage entrou em hiato até 2007, com o lançamento de Absolute Garbage.

Hiatos à parte, afinal depois de Absolute Garbage, o grupo só lançou um novo álbum em 2012 (Not Your Kind of People), um fato é certo: O show será imperdível. Tanto por experiência musical e talento de todo o grupo, suas músicas que variam entre baladas mais tranquilas e riffs pesados devem ser um dos pontos altos do Planeta Terra 2012. #mustsee com certeza!

Se você curtiu, confere aí o set que eles andam tocando e se prepare para vê-los no Main Stage, às 20h15!

  1. Encore:
xoxo Chloe
E não esqueça de curtir nossa fanpage no FB! http://www.facebook.com/moderninhosafados

Um comentário sobre “PT#2 Go Baby, Go Go!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s