130212-phoenix-bankrupt

#Review: Bankrupt! – Phoenix

Depois de 4 anos de espera (!!!) o Phoenix, a banda de rock francesa mais famosa de todos os tempos, finalmente lançou o álbum que sucede Wolfgang Amadeus Phoenix (2009) – afinal quem ainda aguentava ouvir “Lisztomania” e “1901” em toda balada indie, por melhores que elas fossem né?

Bankrupt! = Carinha de antigo, sonzinho de já ouvi isso antes…

Porém, ao contrário do resultado absurdamente maravilhoso anterior, por mais que o álbum tenha seus bons momentos em faixas como “Trying To Be Cool” – que mostra que a sonoridade dos anos 70 e os sintetizadores está mesmo voltando com tudo e em tudo (vide o lançamento mais recente do Daft Punk, mas isso é assunto para um post só deles <3) e “S.O.S. In Bel Air”, infelizmente ficaram faltando aqueles hits na cara da sociedade que transbordavam em seu álbum anterior.

Um exemplo da preguiça que parece ter atacado o grupo nesse álbum é o de seu primeiro single, “Entertainment” que tem tanta semelhança com faixas como “Fences” e “Love Like a Sunset”, ambas do último álbum, que parece ter sobrado do corte final das tracks e só conseguiu espaço agora, um pouco mais repaginada (com uns terríveis ecos de Coldplay) e sintetizadores para ornar com o resto do cd, uma lástima para quem esperou tanto ou como o vocalista Thomas Mars canta na própria faixa I heard it all before…

No resumo parece que o senhor Mars deixou sua relação com Sophia Coppola subir a sua cabeça e composições, porque a sensação que se tem ao ouvir Bankrupt! é a de que o álbum nasceu para ser trilha de filme no melhor estilo Marie Antoinette, moderninha, com um quê de antiguinha vintage, mas que poderia ter sido muito mais incrível do que o resultado final. Não que seja de se jogar fora, é uma trilha calminha e boa para um dia de sol na praia, mas se você tiver a oportunidade baixe a versão deluxe do cd, que inclui o “The Bankrupt! Diaries”, que particularmente acaba valendo muito mais do que toda a gravação de estúdio.

Nota 6 para vocês dessa vez francesinhos.

xoxo

Chloe

Um comentário sobre “#Review: Bankrupt! – Phoenix

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s